É fato que a criança precisa de um modelo, porque sem ele não será possível sua construção de forma sólida.

Um modelo natural na vida de uma criança é o pai e a mãe ou pelo menos deveria ser.

Mas como conseguir ser um bom modelo para os nossos filhos, mesmo com tantos erros e falhas que nos pais sabemos que temos?  Na verdade não parece muito educativo fazer propaganda do modelo “brocado” para os pais.

Vamos iniciar esse assunto falando sobre a IDENTIFICAÇÃO. A identificação não é um mero fenômeno de imitação comportamental, mas sim um processo de assimilação existencial da realidade aos desejos da criança.

A IDENTIFICAÇÃO fornece ao nossos filhos um modelo, isto é, aquele ideal de conduta e comportamento que ele constrói para si e que se transformam em um estilo de vida até longos anos.

 

Portanto a IDENTIFICAÇÃO é uma via muito forte de TENSÕES CONSTRUTIVAS, já que é vivenciada com toda a realidade da criança.

 

AGORA PRESTE MUITA ATENÇÃO!!!!

 

Na falta de modelos autênticos em casa, os filhos principalmente os mais velhos vão buscar esses  modelos em outros lugares como escolas, na turma de amigos, na televisão, na internet.

Com isso acabamos de levar os nossos filhos para o desfiladeiro uma vez que deixamos eles perceberem que não nos sentimos dignos de sermos um modelo para eles.

 

 

Quando falo de MODELO, que temos que ser um modelo de identificação para nossos filhos, não estou dizendo que o pai ideal é o pai perfeito ou a mãe impecável e irrepreensível correta em todos os seus passos!

NÃO, ESSA PERFEIÇÃO NÃO EXISTE!!! 

Que isso fique bem claro aqui!

Mas continuando, nesse modelo de pai e mãe deve haver um mínimo de “perfeição” compatível com seu filho.

Exemplos:

Os filhos devem sentir que os pais procuram ser isso, embora saibam que são passíveis de erros.

 

A perfeição desse modelo de identificação  deve ser olhada como busca sincera, como procura perseverante.

O pai “perfeito” é sobretudo um esforçado honesto, esse conseguirá o máximo da tensão interna construtiva que surgirá pela “identificação”. O filho o imitará no esforço.

 

Agora quero te levar a uma reflexão! Os erros dos pais devem ser revelados aos filhos?

( o que vocês acham? Deixe aí nos comentários)

Acredito não existir uma resposta certa ou errada. Acredito que isso depende de mil fatores, imprevisíveis. Pode existir filhos que compreenderiam, há filhos que iriam admirar a honestidade dos pais, já há filhos que fariam isso um motivo para explorar e quem sabe até acusar, talvez perderiam a confiança.

Como já conversamos em outros post que fala sobre COMO DEVEMOS DIZER A VERDADE para os nossos filhos em alguns casos parece ser muito prudente poupar os nossos filhos de reações surpreendentes. Em alguns casos o silêncio vale ouro e em outros o equilíbrio e a verdade  oportuna são necessários, então cada situação sempre caberá uma avaliação minuciosa.

 

Dando meu parecer pessoal em relação a esse assunto eu na minha casa com os meus filhos eu procuro sempre dizer a verdade. Eu acredito que um relacionamento construído na verdade e sempre a melhor opção. Mas também quero dizer que acredito não ser necessário abordar certos tipos de assuntos com os filhos, salvo se eles mesmo perguntarem. Em tudo na vida deve ter o equilíbrio, na forma de conversar de se relacionar, até mesmo na forma de ensinar.

Adoto uma frase na minha vida e quero que você também guarde ela com você. Ela vale ouro na educação dos nossos filhos!

 

O QUE NÃO É NECESSÁRIO DIZER É MUITO IMPORTANTE QUE NÃO SEJA DITO.

Então para concluir seja uma pessoa equilibrada pare de falar pelos cotovelos, se for para falar fale algo que seja construtivo e não venha com essa que sempre digo a verdade doa quem doer. Isso é muito infantil para não dizer ridículo. Seja maduro e perceba a importância  das suas palavras na vida dos seus filhos. Eu recomendo que você leia o artigo que falo sobre PODER DA SUGESTÃO , onde trago exemplos de frases e palavras que nunca deveriam ser ditas e as que sempre devemos dizer!

 

Até a próxima! E não se esqueça me siga nas redes sociais vamos estudar para nos tornar pais melhores!!!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ME CHAMA