Vamos começar hoje, mostrando o poder das nossas palavras na vida dos nossos filhos não só hoje mas por toda a vida dele, até mesmo na fase adulta.
Um psicologo já comparou o poder da sugestão ás palavras abertas na cascas das árvores novas. E quando crescem, mostram de modo ampliado aquilo que se gravou!!
Assim acontece como nossos filhos em que gravamos certezas com o canivete do nosso poder persuasivo. Então podemos pegar uma criança de 3 anos e transformá-la em uma mulher muito corajosa ou medrosa, APENAS com recursos da SUGESTÃO.
Percebem o poder que tem nossas palavras? Então porque dizemos o que dizemos em tantos momentos em que o melhor seria ficar calados?
A CRIANÇA PODE SER AQUILO QUE O ADULTO CULTIVA NELA, PORQUE NO INCONSCIENTE ELA TEM ESTAS FORÇAS AMBIVALENTES: uma insegurança própria da idade, dúvida de si, uma vez que o córtex pré- frontal só amadurece após a adolescência já quase na fase adulta.E está região é a responsável pela tomada de decisões, estabelecimentos de objetivos, planejamento, percepção de certo e errado, organização e solução de problemas, modulação da intensidade das emoções entre outros.
Daí a fundamental importância dos pais como um guia para seus filhos!
Então como já sabemos nunca, eu digo nunca devemos jogar nos olhos ou nos ouvidos de nossas crianças aquilo que é:
- DESTRUTIVO
- PESSIMISTA
- ANULANTE
- NEGATIVO
Exemplos práticos de algumas frases:
- Você é burro!
- Você é uma preguiçosa!
- Que menino sonso meu Deus!
- Que menino teimoso!
Mesmo que o nosso filho não seja aquilo que desejamos que seja, devemos deixar sair de nós palavras, gestos e expressões como se acreditássemos que já fosse.
E misteriosamente, o impulso de auto-afirmação, com outras forças (consciente e inconsciente), vão tecendo dentro do menino a malha que sugerimos, com os fios que lhes mostramos. Isso é IMPRESSIONANTE!!!
Exemplos práticos de algumas frases:
- Nosso Arthur é tão estudioso!
- Nossa Lucinha é tão constante, tudo que ela começa ela termina!
Se seus filhos brigam muito, o caminho não é repetir que eles são “como cão e gato” mas podemos dizer:
- Sei que vocês são tão unidos, o que é isso? Quando estiverem mais serenos podemos dizer:
- Arthur e Lucinha são tão amigos!
- Vocês nos dão alegria com essa união!
FERRAMENTAS PARA ESTIMULAR UM DESENVOLVIMENTO INCRÍVEL NO SEU FILHO
- CULTIVAR UM ESPÍRITO DE INICIATIVA – Animá-los e não simplesmente deixá-los a mudar. Alguns exemplos como a arrumação do quarto quando não mais for funcional, escolher as roupas ( caso necessários oferecer as roupas dentre as suas opções para que ele tenha autonomia de escolha). Normalmente os pais possessivos, absorventes, super autoritários não gostarão destas medidas.
- PROMOVÊ-LOS NA DINAMIZAÇÃO dos talentos que possuem, latente. É uma maneira legítima de brilhar, e louvável recurso de afirmação pessoal.
- HABITUAR OS FILHOS A ATITUDES VITORIOSAS Mesmo fisicamente. A posição do corpo, os gestos, a expressão facial, tudo deve transpirar o clima interior vitorioso. ATITUDE VITORIOSA não é propriamente a VITÓRIA. E a atitude que deve ser de vitória, durante a luta e mesmo depois do resultado, qualquer que seja ele. ISSO SE TORNA UM CONDICIONAMENTO UM HÁBITO que o filho adquire. Combater nele as expressões deprimentes, desalentadas, pessimistas, derrotistas. Tudo isso e neutralizado, devorado pelo clima da atitude vitoriosa.
- ESTIMULAR GRATIDÃO que é um ótimo contrapeso aos ímpetos do impulso. Por ocasião de um presente, de uma ajuda sempre há chances para esse sentimento.
- A LEITURA É A VIA RÉGIA PARA UMA AUTO-AFIRMAÇÃO A máquina que não funciona, enferruja. E é o que acontece com o cérebro de certos meninos e meninas. Reclamamos que nossos filhos não estudam, que não abrem um livro. Para abrir um livro é preciso gostar de livro. E normalmente o papai e a mamãe não demostra apetites por livros. O menino nunca viu ninguém abrir um livro em casa. Se pretendemos que nossos filhos estudem, que adquiram uma cultura humanística, que façam da leitura também uma atividade, que se destaquem nas conversas de roda, no trabalho, na vida social é preciso que eles vejam em nós um mínimo de apreço prático pela leitura.
Enfim, o individuo incoerente não sustenta coisa nenhuma na vida, a começar por si. Não se sustenta. Portanto não pretendamos construir um filho através daquilo que o impulso de auto-afirmação pretende de ilegítimo, de incoerente. A incoerência é ilegitima porque desorganiza a personalidade, a partir de dentro, de sua própria intimidade.
VAMOS SER COERENTES NA EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS. E VAI AÍ UMA FRASE QUE MARCA A MINHA VIDA NA EDUCAÇÃO DOS MEUS FILHO:
O QUE VOCÊ FAZ FALA TÃO ALTO, QUE NÃO CONSIGO ESCUTAR O QUE VOCÊ DIZ!
VAMOS FAZER MAIS AO INVÉS DE FOCAR EM PALAVRAS VAZIAS!!!
Se você gostou do nosso artigo escreva um comentário e me diga qual é a dificuldade que você tem enfrentado na educação dos seus filhos. E não se esqueça me siga nas redes sociais!!!
Um forte abraço e até a próxima!