Quem nunca se perguntou qual de fato é a forma certa para disciplinar os filhos? E porque as crianças não nos escutam e sempre temos que falar milhões de vezes?

Você já passou por isso, ou conhece alguém que esteja passando?

Será que sua caixa de “truques” para lidar com os filhos inclui com frequência ameaçar, gritar e bater.

Esses métodos fazem nossos filhos e nós mesmos nos sentirem muito mal, além do mais na maioria das vezes não funcionam. No geral muitos gritam, batem repetidamente por causa dos mesmos maus comportamentos!

Muitos se perdem em meios a tantas opiniões e teorias adotadas por mais diversos tipos de pessoas e que na maioria das vezes não resolve o problema de fato.

E por fim percebemos que a nossa abordagem definitivamente não funciona e sinceramente isso é muito frustante porque quase sempre não fazemos ideia do que mais poderíamos fazer.

E por ver o quanto esse assunto é polêmico e o quanto as mães em geral tem encontrado inúmeras dificuldades por não saber como lidar com as situações, vamos te oferecer  ferramentas que você poderá utilizar na prática com as situações que acontecem no dia dia.

Você já se pegou gritando por diversas vezes ” eu já disse mais de 100 vezes guarda os brinquedos”! Pare para refletir essa forma de comunicar com seus filhos em meios a gritos e ameaças não tem comunicado e parece que são gritos vazios.

Acredito que o primeiro passo para a mudança é reconhecer que na maioria das vezes a forma como tratamos os nossos filhos quase sempre são desrespeitosas, punindo e mimando em vez de ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. Agora vamos lá compreender os benefícios dos princípios e habilidades que aumentam o respeito mútuo, cooperação, a diversão e o amor.

Será que esse é o melhor caminho para ensinar os nossos filhos a fazerem certo?

De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor,  precisamos antes fazê-la se sentir pior”?

 

 

 

 

 

 

Eu sempre digo que a melhor forma para saber se o que eu estou fazendo é mesmo legal, ou que vai trazer resultados é literalmente me colocar no lugar da outra pessoa, nesse caso do meu filho. Como me sentiria se uma pessoa que eu amo e que cuida de mim gritasse comigo e me colocasse em um cantinho isolado por alguns minutos, para pensar no mau comportamento? Eu imagino que todos se sentiriam muito mal não é verdade?

`Pois é infelizmente temos usado essas técnicas de gritar com o filho para ele aprender que está errado ou que  isso que ele fez não se faz.

Então vamos ao que interessa!!

 

SETE PERCEPÇÕES E HABILIDADES SIGNIFICATIVAS

 

“Crianças adquirem responsabilidade quando têm a oportunidade de aprender habilidades sociais e de vida valiosas para desenvolver um bom caráter em um ambiente de GENTILEZA, FIRMEZA, DIGNIDADE E RESPEITO”.

 

ELIMINAR A PUNIÇÃO NÃO SIGNIFICA PERMITIR QUE A CRIANÇA FAÇA O QUE QUISER

 

 

“Precismos oferecer oportunidades para que as crianças experimentem a responsabilidade em relação direta com os privilégios que desfrutam”.

 

 

É muito triste quando uma criança desenvolve a crença de que não é boa o suficiente, tudo isso porque não teve oportunidades de praticar competência de praticar competências que as ajudariam a se sentirem capazes.

 

 

 

 

  1.  Forte percepção de habilidades Pessoais – EU SOU CAPAZ
  2. Forte percepção sobre sua importância nas relações- EU CONTRIBUO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA E SOU NECESSÁRIO
  3. Forte percepção de seu poder ou influência pessoal sobre a própria vida – EU POSSO INFLUENCIAR AS COISAS QUE ACONTECEM COMIGO
  4. Forte habilidade intrapessoal: habilidade de entender suas próprias emoções e de usar esse entendimento para desenvolver autodisciplina e autocontrole
  5. Forte habilidade interpessoal: habilidade de trabalhar com os outros e desenvolver amizades por meio de comunicação, cooperação, negociação, troca, empatia e escuta ativa.
  6. Forte habilidade sistêmica: a capacidade de lidar com os limites e consequências da vida cotidiana com responsabilidade, adaptabilidade, flexibilidade e integridade.
  7. Forte habilidade de avaliação: habilidade de usar a sabedoria para avaliar as situações de acordo com valores apropriados.

 

Essas habilidades são desenvolvidas naturalmente quando lhes é permitido trabalhar lado a lado com seus pais, recebendo treinamento enquanto fazem as atividades e contribuem de maneira significativa para o estilo de vida da família.

 

Precisamos entender que nós como pais temos a obrigação de oferecer oportunidades as crianças para que desenvolvam responsabilidade e motivação.

A cooperação baseada em respeito mútuo e responsabilidade compartilhada é mais eficiente que o controle autoritário.

 

 

AS TRÊS PRINCIPAIS ABORDAGENS PARA A INTERAÇÃO ADULTO-CRIANÇA

 

Essas são as regras que vocês tem que seguir, e essa é a punição que você vai receber por violar as regras. Nesse momentos os adultos não envolvem as crianças no processo de decisão.

 

Nesse caso não existem regras, o importante e o que vale mesmo é ter certeza que vamos nos amar e ser felizes, e você será capaz de fazer suas próprias regras no futuro.

 

 

Nesse momento os pais abordam que ” juntos, nós vamos decidir as regras para nosso benefício mútuo. Também vamos pensar juntos nas soluções que nos ajudarão a resolver nossos problemas. Quando eu precisar usar meu discernimento sem a sua interferência, eu serei firme com GENTILEZA, DIGNIDADE E RESPEITO.

Qual é a forma que você têm interagido com seu filho????

Pesquisas mostram que crianças que experimentam uma grande quantidade de punição tornam-se rebeldes ou temerosamente submissas.  A disciplina positiva não inclui no ato da correção nenhuma culpa, vergonha ou dor (física ou emocional). O propósito da educação é atingir resultados a longo prazo,

 

Só precisamos entender que nossos filhos já nascem com tudo que é necessário para o seu desenvolvimento. Seu próprio instinto o guiará para alcançar a mais perfeito desenvolvimento. O que acontece é que devido a falta de preparo de nós como pais acabamos atrapalhando esse desenvolvimento que é algo divino e natural. Então não faça aquilo que a criança já pode fazer, deixe que ela faça do jeito dela no tempo dela, desenvolvendo suas habilidades.

Mas sobre esse assunto sobre independência da criança e seus benefícios vamos falar mais profundamente no próximo Post.

 

E se você tem passado por algum problema na sua casa no relacionamento com seus filhos e precisa de ajuda deixe sua mensagem nos comentários que terei um enorme prazer em te ajudar.

SEMPRE É TEMPO DE RECOMEÇO!

 

Vamos juntos!!!

 

É preciso estudar para ser Pai e Mãe!!

 

Erros são, realmente, oportunidades maravilhosas para aprender”

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ME CHAMA