O impulso de auto-afirmação da trabalho para nós como pais, mas temos que reconhecer que ele é de fundamental importância e uma das molas do progresso pessoal e mundial.

É através desse impulso que a criança não se conforma com todas as situações e isso é maravilhoso, porque estaremos formando crianças que buscam respostas e não aceitam tudo simplesmente caladas. Entretanto temos que tomar muito cuidado e sermos cautelosos porque com essa auto afirmação podemos conseguir muitas coisas dos nossos filhos mas precisamos observar se as nossas atitudes não tem formado um egoísta, um presunçoso ou até mesmo um ingrato. Um dos maiores conflitos dentro de uma casa no impulso de auto afirmação e as constantes brigas entre irmãos.  Nesse caso o melhor e tratarmos esse assunto com justiça.

E ser justo em família nem sempre é uma questão de padronizar atitudes. É tai um grande erro de muitos pais, que é tratarem todos de forma igualitária.

O que é de todos, o que todos merecem ou precisam, está certo, não comporta discriminações. Mas há medidas que devem ser diferentes para cada um, em nome da justiça.

Buscar essa direção é fundamental para a educação dos nossos filhos.

 

O QUE É ACEITÁVEL E O QUE NÃO É

NO IMPULSO DE AUTO-AFIRMAÇÃO?

 

Será que devemos consentir que nosso filho faça tudo o que quer fazer para se auto-afirmar?

É ÓBVIO QUE NÃO!!!  AQUELES PAIS QUE ALIMENTAM ESSA POLÍTICA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS CRIAM DESAJUSTADOS DO FUTURO.

 

Segue aí um princípio para facilitar o entendimento de quando ceder ou não ceder o impulso de auto afirmação dos nossos filhos

Ex: seu filho tem inúmeros brinquedos mas toda vez eu digo SEMPRE, após ver o carrinho do vizinho ele quer um igual, ou ele tem inúmeros tênis de várias cores, mas ao ver um colega com um tênis de lançamento logo se coloca doido para comprar também.

Isso é na verdade uma mentalidade leviana, muito desajustada que dificulta a nossa tarefa de EDUCAR. Não incentivar esses comportamentos fúteis de consumismo de superficialismo e uma ótima opção.

Quero deixar claro mais uma vez que quando falo de consumismo, não estou me referindo ao fato de você ou seu filho querer ter coisas melhores. E não estou incentivando ninguém a viver uma vida de privação ou de falta. E sinceramente eu acredito que todos nascemos para viver o melhor dessa terra, mas nem todos estão dispostos. Inclusive sempre fala para os meus filhos que eles podem ter tudo que quiser. Então quando eles chegam pra mim e falam mãe quero isso, quero aquilo eu nunca respondo pelo contrario faço perguntas para eles.  Você precisa disso? ou Você precisa de outro desse?

 

A forma mais fácil de resolver qualquer situação na nossa casa principalmente em relação a pedidos e comportamentos dos nossos filhos e através de perguntas, e quando você não se sentir satisfeita com a resposta faça mais perguntas. Eu te garanto que o seu filho sempre trará de forma consciente ou inconsciente as respostas que vocês procuram, (as perguntas nos impedem de sermos pessoas injustas na hora de tomar decisões principalmente nos momentos de conflitos) E com as respostas dos seus filhos você vai ter clareza qual realmente é o objetivo de ter o brinquedo, será que é realmente para brincar ou é para acompanhar a tendencia ou para aparecer para os colegas ou mostrar que ele é melhor ou tem mais.

 

Agora vou tomar uma liberdade de expor a minha opinião e a forma como eu trato esse assunto na minha casa com meus filhos. Eu ensino para os meus filhos vários princípios um deles e como eu já citei logo acima é que nós podemos ter tudo que quisermos contanto que tudo seja com o objetivo de acrescentar de servir, que contribua com as pessoas, que tenha valor não só para mim mas para nós!!

Eu acredito que fomos criados para dominar e fazer a diferença aqui na terra através de alguma coisa que fazemos. Não sei no que você acredita, mas eu acredito que somos imagem e semelhança de um Deus que promete que faríamos coisas maiores que Ele fez. Então pensa comigo, se temos toda essa capacidade porque aceitar viver com pouco? Logo concluímos que podemos ter tudo? Sim!!! Mas temos que ensinar os nossos filhos o equilíbrio, para que eles não  se tornem adultos desajustados e que eles tenham clareza de entender que coisas são simplesmente coisas e que nosso maior tesouro não se pode comprar. Quando ensinamos o nosso filho não colocar o coração nas “coisas” aí sim ele está preparado para viver uma vida incrível.

 

PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE COISA

Outra coisa que faço aqui em casa é ensinar que temos que ser generosos com as pessoas. E que tal dar um brinquedo seu, para um amigo mesmo não sendo uma data especial? Ensinar os seus filhos a serem pessoas desprendidas acredito ser uma fator marcante e decisivo. Eu acredito muito que quanto mais plantamos mais vamos colher. E você acredita nisso também???

 

ENSINAR O FILHO A VALORIZAR A VERDADE, A TER ESTIMA PELA VERDADE, É OUTRO CAMINHO PARA TORNAR AS MANIFESTAÇÕES DO IMPULSO DE AUTO-AFIRMAÇÃO COMPATÍVEIS COM UMA VIDA HARMONIOSA NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. A COMEÇAR PELA VERDADE PESSOAL.

 

CONHECER E ACEITAR A VERDADE PESSOAL

 

Porque digo isso? Temos que ensinar nossos filhos e serem gratos pelo o que eles têm, e não é porque um colega tem que ele tem que necessariamente ter. Esses não podem ser os motivos. Ao mesmo tempo temos que ensinar também que eles nunca devem se conformar com suas situações. E que se eles quiserem ter determinada coisa eles podem sim ter, contanto que não seja porque o outro tem e sim porque ele quer.

Temos culturalmente a mania de ensinar os nosso filhos a serem conformados e isso e o maior erro que uma mãe ou pai pode cometer na vida dos filhos.

 

GRATOS SIM, CONFORMADOS JAMAIS

 

Em resumo podemos dizer que temos que ensinar um Princípio base para todo sucesso: HUMILDADE

 

Ninguém se afirma com autenticidade se não aprende a ser humilde.

Todos os papais e mamães tem que ser capazes de ensinar a humildade.

 

“MENTIRA X FANTASIA”

 

E para completar esse assunto sobre auto-afirmação é claro que não poderíamos deixar de fora a mentira!! Mas será que é sempre mentira? Temos outros fatores aqui que quero tratar com você, existe: MENTIRA e FANTASIA são duas questões muito diferentes no espírito infantil, e temos que deixar bem claro aqui.

A FANTASIA é suspensiva, no sentido de causar um suspense de emocionar.

A MENTIRA é interesseira, quer lucrar de qualquer modo.

E isso é uma forma inaceitável dos filhos conseguirem o que quer quando os outros não querem. É a tática do impulso de auto-afirmação, formando uma união com a imaginação e a inteligência.

Portanto, educar o impulso de auto-afirmação é integrá-lo numa personalidade afinada com o sentido da vida em família e na comunidade, respeitando o outro com um individuo que também tem o direito de escolher.

 

Um recurso maravilhoso para auto-afirmação é estimular algumas tarefas em equipe não dentro de casa mas também com a organização de passeios e encontros com amigos.

Essa vida em equipe é maravilhosa porque já é o pão- de- cada -dia do exercício profissional no futuro. E mesmo porque nada melhor que a equipe ensinar isto ao impulso de auto-afirmação: ganhar perder. Saber ganhar e saber perder.

Estudos comprovam que crianças e adolescentes que se envolvem com tarefas seja em casa ou em outro lugar se sentem mais úteis e tem uma probabilidade muito pequena de se envolver com drogas e outros tipos de entorpecentes.

Precisamos fazer nossos filhos enxergarem que eles são importantes e necessários para as tarefas. Aí a auto-afirmação é claro vai entrar em ação e pode ter certeza que se seu filho se sentir necessário e fundamental ele vai realizar as tarefas sempre com todo empenho. Tente na sua casa também isso é maravilhoso!!!

 

ENSINAR OS NOSSOS FILHOS A ENFRENTAR OS DESAPONTAMENTOS DA INFÂNCIA!!!

Quando falo isso, não estou de forma nenhuma fazendo com que nos como pais venhamos incentivar que os nossos filhos devem aceitar a perder ou até mesmo se conformar.

NÃO!!!!

Temos que ensinar os nossos filhos a lidarem com esses momentos, porque inevitavelmente eles vão acontecer. Mas podemos ensinar os nossos filhos a olharem para a situação enfrentada de perda e fazer eles encontrarem motivos para mudar de atitudes, comportamentos e estratégias para conseguir mudar o resultado na próxima vez. Mostrar para eles que na vida muitas das vezes não vamos conseguir controlar os fatores externos e não podemos deixa-los nos afetar. Por isso para cada situação que vivemos sempre teremos inúmeras possibilidades de escolhas. Podemos olhar para o problema ou podemos enxergar um oportunidade naquele problema. A escolha é nossa.

 

Então mais uma vez, não é ACEITAR e sim saber LIDAR!

Para isso existem duas tarefas:

  1. FAÇA LIMONADA – uma consiste em treinar o nosso filho a uma reação de bom humor perante fatos desagradáveis. Ex: Se você ganhou um limão, então faça uma limonada. Se ele aprender essa tarefa ele estará capacitado para o resto da vida, a tirar proveito de todos os imprevistos azedos.
  2. ENGOLIR SAPOS – essa técnica é para aquele filho cujo o impulso de auto-afirmação compra briga a cada passo, aquele filho vulcânico que vive em erupção. Para esses devemos ensinar a técnica de engolir sapos. ” NA VIDA MEU FILHO, QUEM NÃO APRENDE A ENGOLIR SAPOS, FRACASSA.”  Claro, que não se deve fazer disto um estilo sistemático de comportamento. Mas o CONSTRUTIVO esta aqui: na sabedoria que o filho adquire, das ocasiões em que o melhor, mesmo é engolir sapos.

 

ENSINE PRIMEIRO A REGRA DOS LIMÕES, DURANTE TODA A PRIMEIRA INFÂNCIA E SEGUNDA INFÂNCIA.

LÁ POR VOLTA DOS DEZ ANOS, QUANDO ELE JÁ FOR MESTRE EM LIMONADA, COMECE A TRANSMITIR-LHE A ARTE DE ENGOLIR SAPOS DA VIDA.

 

Antes de alguém me criticar por essas técnicas quero deixar claro:

Quando digo engolir sapos não estou dizendo educar os nossos filhos a serem apáticos e sem reações ou até mesmo uma criança conformada que aceita tudo, NÃO!!! Estou dizendo que tem momentos na vida que não vale a pena discutir, entrar na briga, porque ninguém muda ninguém. Então nesse caso vale bastante a sabedoria e equilíbrio. OK!!!! E outra tem situações que depois que está feita tá feito não adianta ficar reclamando, murmurando isso não vai mudar os acontecimentos. Mas esse assunto sobre reclamação vamos deixar para os próximos artigos, porque esse tema é muito importante e vai transformar a vida do seu filho e a sua também!

 

Então estamos finalizando por hoje. Espero do fundo do meu coração que você tenha gostado e que esses assuntos estejam contribuindo para a transformação da sua vida e da sua família. Se você precisa de ajuda ou de um atendimento me envie uma mensagem que terei um enorme prazer em ajudar!

 

Até a próxima!!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ME CHAMA